Procura-se mestres de ofícios vivos e ativos

Estamos produzindo a segunda temporada da Webserie Ofícios!

Depois de uma primeira temporada, com mestres de ofícios da cidade de Jacareí, que superou nossas expectativas, decidimos embarcar na jornada de produzir a segunda. Agora, vamos ampliar os horizontes, e buscamos personagens em outras cidades e regiões.

Gostaríamos de ouvir sugestões de quem vive em algumas regiões ou cidades, para tentar descobrir aquele ofício tradicional escondido naquela rua que você passa de vez em quando, sabe?

Bem, a ideia principal do Ofícios é fazer o registro audiovisual de ofícios que ainda possuem alguma relevância, dependem fundamentalmente de habilidade humana, mas que vão tornando-se obsoletos.

Se você conhece alguém que realiza este tipo de atividade e quer ajudar, por favor nos faça saber, através de um contato que já vamos deixar para você.

Você pode acessar nosso canal no Youtube (www.youtube.com/oficiosdejacarei) para entender um pouco mais do que se trata a Websérie Ofícios, assistindo a primeira temporada.

Então, a princípio, os ofícios que estamos procurando carregam os seguintes fundamentos básicos:

– É tradicional, ainda relevante, em obsolescência,

– Depende de habilidade humana

 

Por exemplo, nós já registramos os ofícios: alfaiate, barbeiro, cabeleireiro, tipógrafo, sapateiro e consertador de rádio. Agora, já temos na lista para a nova temporada um moldureiro e umaferradora de cavalos.

As regiões que temos preferência para trabalhar são: Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo, Sul de Minas Gerais, São Paulo (capital).

Tem um lugar em São Paulo que estamos garimpando, porque sentimos que ali vamos encontrar boas ideias para ofícios tradicionais: a Vila Madalena. O bairro traz em sua historia uma forte ligação com a arte e a cultura, e em suas ladeiras, becos e vielas é comum encontramos alguma oficina, ateliê ou escritório. Se você é da Vila, ou conhece alguém que possa nos ajudar a encontrar um ofício por ali, ficaremos bem felizes.

 

É isso! Ajude-nos a registrar a história dos nossos dias através da beleza de pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento de nossa sociedade. Entre em contato!

Para enviar sua sugestão, pedimos que inclua referências que nos ajudem a encontrar a pessoa o local e envie para contato@nucleoaudiovisual.com.br, ou através da inbox de nossa página no Facebook: www.facebook.com/nucleoaudiovisualdejacarei

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *